Pular para o conteúdo principal

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS: DICAS PARA UMA RESOLUÇÃO DEFINITIVA

Não é novidade que as empresas esperam que os seus líderes e as pessoas ligadas a eles, participem da tarefa de fazer com que as operações sejam mais produtivas e com níveis satisfatórios de qualidade nos seus produtos e serviços. Afinal, atualmente isto pode ser uma condição de sobrevivência no mercado em que as organizações estão inseridas.

Com estruturas organizacionais cada vez maiores,  as empresas necessitam que os seus colaboradores resolvam seus próprios problemas, e sejam ativos na solução daqueles que até então ficavam apenas sob a responsabilidade dos seus superiores e/ou da alta administração, mesmo que estas decisões dependessem destes funcionários ou tivessem um efeito direto no ambiente profissional ao qual eles estão inseridos na empresa.

Atualmente a busca pela solução dos problemas difíceis, estão sendo compartilhados ou repassados para os lugares onde realmente devem ser resolvidos, na sua origem. Com isto as lideranças pedem que você encontre a solução, muitas vezes esperando que o faça sem perguntar como. Talvez esta falta de liderança e de conhecimento seja uma das causas para que não se consigam superar as dificuldades de maneira criativa.

Pode ser comum, ver uma alta concentração de pessoas com o poder de decisão darem o veredito sem que tenham o devido conhecimento para resolução da situação específica. Por outro lado, há decisões tomadas individualmente que merecem ser discutidas em grupo, pois afetam outras pessoas, áreas e setores do negócio.

Existem desafios que são superados de tal maneira, que é praticamente impossível identificar os vestígios do antigo "problema". Em outras situações, as soluções geram incômodos internos ou externos, ainda tem aqueles problemas que parecem ser impossíveis de “decifrar”. Talvez o fracasso na tentativa de chegar a solução, seja pelo fato de as pessoas não se preocuparem em descobrir o que de fato gerou o problema ou qual seria a melhor solução e não necessariamente a primeira.

Resolver problemas complexos implica em identifica-los, averiguar qual é o motivo que eles ocorrem (causa raiz), utilizar de ferramentas adequadas para a tratativa, existem casos em que se tem que buscar ajuda, a tempo de evitar que o ponto em questão tome proporções ainda maiores impossibilitando chegar a uma solução.

Um problema só poderá ser resolvido quando a causa raiz for identificada, você saberá que encontrou a causa raiz quando conseguir reproduzir o problema diversas vezes.

Blog Operações e Serviços



Um solucionador de problemas precisa saber distinguir entre causa e sintoma, por exemplo:

Foi identificado que em determinado local existe uma goteira devido um furo na cobertura, por este motivo o chão está ficando todo sujo.

Como solução, colocaram um balde para que a água acumulada não suje mais o ambiente, quando estiver quase transbordando alguém vai lá e retira o balde cheio substituindo-o por outro vazio.

Na ilustração acima, a goteira é um sintoma da causa raiz que é o furo na cobertura, enquanto o telhado não for consertado o gotejamento continuará, da mesma forma também será necessário continuar tomando medidas corretivas para a contenção para a sujeira no chão, ou seja colocar um balde e substitui-lo sempre que estiver cheio.

O caso acima pode ser de simples resolução, mas existem problemas que a sua solução não é viável e não justifica o investimento.


FERRAMENTAS QUE AUXILIAM NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS


Um Ponto fundamental para o entendimento e resolução de qualquer problema é a coleta de dados que sejam representativos da situação problema.
O banco de dados resultante nos permitirá utilizar métodos estáticos para aprofundar as análises e elaborar uma folha de verificação para organizar logicamente os dados e informações a respeito do problema.


Blog Operações e Serviços


Elaborar um histograma ajuda a entender as características e a frequência desse problema, desta forma é possível tirar conclusões fundamentais para priorização das ações e um melhor planejamento.

Blog Operações e Serviços

O gráfico de dispersão auxilia na identificação de uma correlação entre as variáveis e talvez na geração de uma resolução cruzada.


Blog Operações e Serviços


Para refinar a análise, os dados coletados podem ser estratificados, buscando identificar padrões das características dos grupos de dados, tornando a análise mais significativa.

Uma das ferramentas mais robustas é a do diagrama de causa e efeito ou diagrama de Ishikawa:


Blog Operações e Serviços

Este diagrama pode ser utilizado para o melhor diagnóstico do problema.

Uma das coisas mais importantes é priorizar o problema que se quer atacar, dessa maneira é possível utilizar o diagrama de Pareto para buscar identificar quais são as principais causas do problema, segundo essa ferramenta 80% dos efeitos são gerados por 20% das causas.



Praticamente todos os problemas podem ser resolvidos após a realização de uma boa análise e um bom diagnóstico, no entanto nenhum problema se resolve apenas com análises e diagnósticos. Uma vez definido, priorizado e entendido é preciso traçar os planos de ação para resolução. Para realizarmos isso o primeiro passo pode ser um brainstorming, e em seguida uma filtragem das ideias, sua priorização e planejamento de execução.



Sugestões de leitura para se aprofundar no tema, clique nas images abaixo para obter maiores informações.



Blog Operações e Serviços - www.operacoeseservicos.com
Clique nas images abaixo para obter maiores informações.



A criatividade é considerada, por diversos autores, como um conjunto de habilidades cognitivas que caracteriza nossa expressão explicativa a respeito dos objetos da realidade. Ser criativo é fazer uso do pensamento divergente, é ser provocativo, paradoxal, metafórico, lúdico com o próprio pensamento, de modo a encontrar sempre melhores opções e melhores caminhos para toda e qualquer situação da vida, tanto pessoal, quanto profissional. Neste livro, o autor questiona sobre o que é ser professor criador de problemas e apresenta uma abordagem criativa e didática para criar e resolver problemas na sala de aula; para despertar nos alunos o pensamento criativo ou bricoleur, que possa contribuir para o desenvolvimento da criatividade matemática na escola. Trata-se de uma abordagem didática que oferece aos estudantes e educadores uma oportunidade para reinventar-se cognitiva e pedagogicamente e, assim, utilizar a resolução de problemas como um ato criativo na arte de pensar e fazer matemática como aprendizagem humana.






Clique nas images abaixo para obter maiores informações.

Uma grande descoberta resolve um grande problema, mas há sempre uma pitada de descoberta na resolução de qualquer problema. O problema pode ser modesto, mas se ele desafiar a curiosidade e puser em jogo as faculdades investidas, quem o resolver por seus próprios meios, experimentará a tensão e gozará o triunfo da descoberta. Experiências tais, numa idade susceptível, poderão gerar o gosto pelo trabalho mental e deixar, por toda a vida, a sua marca na mente e no caráter.







Muito obrigado e até a próxima.
Blog Operações e Serviços


Comentários

Postagens Mais Visitadas

GRÁFICO BALANCEAMENTO DE OPERADORES

O Balanceamento de operadores é feito através das análises dos tempos que cada estágio leva para fabricar um conjunto ou uma parte do produto final.

A flexibilidade do trabalho é a chave para o gerenciamento eficaz de recursos e é por este motivo que um balanceamento das operações traz a garantia de que cada estação pode entregar e ser atendida dentro do Takt Time, utilizando a capacidade de produção disponível.

Estou disponibilizando uma Planilha GBO, para auxiliar no balanceamento e identificação das:

AV – Atividades que agregam valor;

NAV – Atividades que não agregam valor;

NAVN – Atividades que não agregam valor, mas não necessárias.

E então junto com os gestores de linha trabalhar na eliminação de desperdícios e melhorar o fluxo da produção. Sempre digo “juntos” por considerar a experiência de quem está no Gemba a mais tempo e todos os dias muito importante.

Mas antes de qualquer coisa devemos além de conversar com o gestor, ir até os colaboradores e explicar os motivos da tomad…

METODOLOGIA 5G - AÇÕES SIMPLES E EFICAZES

A metodologia 5G é composta por cinco expressões japonesas com a letra inicial “G” e tem como objetivo auxiliar na resolução de problemas.
São atitudes que facilitam a busca pela causa raiz para a solução problemas e possíveis melhorias através da observação direta. A metodologia traz o objetivo de que para resolvermos os problemas é necessário entendê-los totalmente, indo até ao local onde estão ocorrendo, melhorando a visão das pessoas sobre o que de fato está acontecendo para então trabalhar na resolução.

GEMBA – Local de trabalho
Gemba é traduzido como o “lugar onde as coisas acontecem” ou o “local real”, ou seja, é local onde o valor é agregado, geralmente é utilizado na expressão Gemba Walk, que se refere a uma caminhada não só pela produção, mas em todos os lugares onde são necessárias ações para atender clientes. O objetivo do Gemba Walk é praticar caminhadas pelos locais de trabalho afim de encontrar oportunidades para melhorias, avaliar resultados, indicadores e ouvir as pesso…

A RIQUEZA ESTÁ NOS PEQUENOS DETALHES

Todo jovem sonha em ficar rico, ter uma boa casa, um bom carro, viajar o mundo, construir uma família e ser feliz.



Após anos abrindo mão de muita coisa, se preparando e trabalhando duro, é possível que a tão esperada riqueza chegue, e junto dela também venha um trabalho árduo que te exigirá horas e horas de dedicação, se tornando muitas vezes a prioridade e o sentido principal de sua vida, quanto maior o seu desejo por poder e riqueza, mais o seu trabalho te exigirá.

Em suas viagens a trabalho, você se hospedará nos melhores hotéis, sua família terá tudo do bom e do melhor, frequentarão os melhores locais, seus filhos estudarão nas melhores escolas, sua esposa frequentará os melhores cabeleiros, vocês usarão roupas das melhores marcas e só.

Talvez, mesmo com tudo isso, você perceba a sua família infeliz e se  perguntará qual o motivo, pois eles tem tudo o que querem? Com o tempo, os melhores hotéis, serão apenas mais um, os melhores locais se tornarão banais e por mais que você e sua f…