Pular para o conteúdo principal

PROJETOS: GESTÃO E SEU REFLEXO NA ESTRATÉGIA DA EMPRESA

Projetos são de extrema importância para o atendimento das necessidades e soluções da organização e da sociedade.

A Gestão de Projetos (GP) reflete na estratégia de negócios fornecendo uma perspectiva e política de alto nível em relação ao uso dos recursos que impactam diretamente os resultados financeiros.

Em meio aos desafios econômicos e tecnológicos, um grande diferencial é a habilidade de transformar estratégias em sucesso organizacional através de projetos. Para isso é preciso desenvolver um sistema de GP que possa sustentar o alcance dos objetivos almejados pela organização.

Dentre as vantagens e os benefícios da gestão de projetos destacam-se:

  • Redução dos custos causados pelos atrasos do projeto. 
  • Aumento da produtividade no desenvolvimento dos projetos e na otimização dos recursos, melhor assertividade e redução do retrabalho. 
  • Unificação da gestão de projetos com os processos de comercialização, desenvolvimento e operação. 
  • Atendimento aos requisitos definidos para o projeto com os custos e prazos programados alinhado as políticas e estratégias da organização. 
  • Desenvolvimento da capacidade e a satisfação das pessoas no seu ambiente de trabalho. 
No contexto amplo e diversificado das organizações, é condição fundamental buscar o conhecimento sobre um conjunto de conceitos passíveis de serem utilizados na prática, a fim de viabilizar uma eficaz gestão dos projetos, sendo que estes por sua vez tendem a utilizar um conjunto de recursos escassos e compartilhados.

Administrar um empreendimento com base apenas em muitos gráficos, arte e intuição não é suficiente . É fundamental entender claramente a missão, aos escopo, aos objetivos e a entrega de cada projeto desde a sua concepção.

Vista de uma forma clara, a gestão organizacional dos projetos é uma vantagem estratégica em uma economia altamente competitiva.

Sua excelência só será alcançável em empresas capazes de destinar-lhe prioridade e de adotar decisões mais prudentes e firmes quanto aos investimentos necessários em gestão de projetos.







Gostou do blog? Faça seus comentários, compartilhe com os seus amigos.
 A sua opinião é muito importante!!!


Muito obrigado e até a próxima.
Blog Operações e Serviços


Comentários

Postagens Mais Visitadas

METODOLOGIA 5G - AÇÕES SIMPLES E EFICAZES

A metodologia 5G é composta por cinco expressões japonesas com a letra inicial “G” e tem como objetivo auxiliar na resolução de problemas.
São atitudes que facilitam a busca pela causa raiz para a solução problemas e possíveis melhorias através da observação direta. A metodologia traz o objetivo de que para resolvermos os problemas é necessário entendê-los totalmente, indo até ao local onde estão ocorrendo, melhorando a visão das pessoas sobre o que de fato está acontecendo para então trabalhar na resolução.

GEMBA – Local de trabalho
Gemba é traduzido como o “lugar onde as coisas acontecem” ou o “local real”, ou seja, é local onde o valor é agregado, geralmente é utilizado na expressão Gemba Walk, que se refere a uma caminhada não só pela produção, mas em todos os lugares onde são necessárias ações para atender clientes. O objetivo do Gemba Walk é praticar caminhadas pelos locais de trabalho afim de encontrar oportunidades para melhorias, avaliar resultados, indicadores e ouvir as pesso…

LEAN: O DESPERDÍCIO PODE ESTAR DISFARÇADO DENTRO DO SEU PROCESSO

O lucro resultante da união de todos os esforços para o fornecimento de um produto ou a prestação de serviço ao cliente é a razão de existência de toda a empresa. Nesta publicação vamos falar sobre os sete desperdícios que podem impactar na redução de uma parcela importante deste ganho em sua organização.




Identificar e trabalhar para eliminar ou reduzir os desperdícios faz parte do Sistema Lean ou mentalidade enxuta e deveria ser uma meta de todo gestor e gerente ligado a produção. A descrição é muito simples eliminar tudo o que consome recursos mas que não agrega valor ao seu produto, a marca ou a sua empresa, o difícil é de fato colocar em prática.
Uma das dificuldades é que os desperdícios podem estar “despercebidos” em meio aos processos, não há como tratarmos um problema desconhecido ou que é considerado normal.
Segundo Flavio Picchi (Lean Institute Brasil) em uma publicação para a revista Época Negócios em outubro de 2017, os processos confusos misturam trabalho útil (que agrega…

MIERUKA - VER PARA CRER

Como andam as informações em sua empresa? Todo mundo entende ou só quem desenvolveu compreende?


O Mieruka é um termo japonês traduzido como Controle Visual e seguir suas diretrizes pode contribuir muito nos fluxos de informação e processos da sua empresa e devemos seguir três diretrizes para aplicar a ferramenta:


1). Desenvolver um controle visual simples;


2). Todos devem conseguir enxergar e identificar;


3). Devido a possíveis mudanças devem ser fáceis de atualizar.



Explico cada uma delas e os quatro tipos de Mieruka existentes neste artigo: https://lnkd.in/dZciqDB

O Artigo também estará disponível em PDF no link da publicação original no LinkedIn